Membro da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/AC participa de entrevista sobre eleições 2018 na Rádio CBN Amazônia Rio Branco

O debate deu-se em torno, inicialmente, do registro das candidaturas. Tendo em vista, ser a atual fase do processo eleitoral. Torneado por polêmicas, a entrevista visou esclarecer ao eleitor e cidadão comum, como se dá o registro. Iniciando pelos respeitos aos limites de idade de cada candidato, declaração de imposto de renda, estar filiado ao partido até dia 7 de abril (6 meses antes do pleito), dentro outros requisitos que exigem a Lei 9.504/97 e os acréscimos que a Lei da Ficha Limpa trouxe a respeito das inelegibilidades.

A seguridade das urnas utilizadas no Brasil foi o segundo ponto importante da entrevista. A pergunta foi realizada por um ouvinte e imediatamente respondida com muita clareza pelos presentes. As urnas eleitorais no Brasil são um ícone referência no mundo inteiro. Cerca de 30 países já copiaram a urna eleitoral brasileira, inclusive, alguns estados dos Estados Unidos. As urnas são altamente seguras e bloqueadas contra qualquer vírus ou violação, pois não funcionam por meio de rede. No momento do lacre das urnas, é realizado audiência pública com a presença de qualquer cidadão, dos partidos, candidatos, membros do TRE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que não haja suspeitas nos resultados que as urnas irão demonstrar. Ademais, todos os anos, as urnas eletrônicas são submetidas a testes com especialistas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Universidade de Brasília (UNB), sobre a sua seguridade.

Outros pontos mencionados durante o debate na CBN foram as chamadas Fake News. O ápice das eleições 2018. É fato dizer que será impossível suprir a agilidade com que elas são reproduzidas, porém o TSE, juntamente aos TRE de todo o Brasil, formaram equipes destinadas única e exclusivamente a realizar o controle, na medida do possível, de matérias boas ou ruins que são divulgadas. É relevante mencionar o quão importante se faz o eleitor em checar a fonte da matéria.

Por fim, a advogada Larissa Poersch convidou os ouvintes para prestigiarem o Café com Direito, que terá como tema Eleições Limpas. O evento ocorrerá dia 29 de agosto, na sede da OAB/AC.

 

Fonte: http://www.oabac.org.br/membro-da-comissao-da-jovem-advocacia-da-oab-ac-participa-de-entrevista-sobre-eleicoes-2018-na-radio-cbn-amazonia-rio-branco/